O que é?
O método do Emprego Apoiado é reconhecido como uma estratégia que tem contribuído e gerado resultados significativos de inclusão para aquelas pessoas que necessitam de mais apoio e estrutura conforme a literatura internacional. O método visa à inclusão no mercado competitivo de trabalho – empregos em empresas públicas ou privadas, trabalho autônomo, estabelecimento de negócio próprio, participação em cooperativas e outros empreendimentos da economia solidária – de pessoas em situação de deficiência mais significativa, respeitando e reconhecendo suas escolhas, interesses, pontos fortes e necessidades de apoio.
Os usuários dos programas de Emprego Apoiado devem ter a sua disposição, sempre que precisarem, os apoios necessários para conseguir obter, manter e se desenvolver no trabalho.
A Convenção Internacional e hoje também a Lei Brasileira de Inclusão são grandes aliadas do Emprego Apoiado pela forma como aborda o direito ao trabalho como um direito de todas as pessoas; vivenciem elas uma situação de deficiência mais significativa ou não.
Mas, para chegarmos até aqui, muita coisa aconteceu. Muita luta por parte dos movimentos das pessoas com deficiência e mudanças significativas na forma de entender e lidar com a deficiência.